Espinossauros

Espinossauros
portugues

quinta-feira, 29 de março de 2012

braquiossauro

O Braquiossauro cujo nome significa "lagarto braço", foi descoberto em 1900 no Colorado, EUA, mas também viveu na Argélia e Tunísia. Esse animal provavelmente não poderia erguer-se nas patas traseiras como mostra o filme "Jurassic Park", pois elas eram mais curtas que as dianteiras. Mesmo assim sua altura lhe permitia, sem esforço, comer as copas das árvores. A atividade principal do Braquiossauro era comer.
O Braquiossauro passava a maior parte do dia comendo folhas de suas árvores prediletas como as coníferas (tipo pinheiros), cicadáceas e gingoáceas. Calcula-se que para abastecer seu corpanzil de até 90 toneladas (o mesmo que dezoito elefantes e mais que 2 BOENGS 747) comia mais ou menos 2 toneladas de plantas por dia. Apesar do grande peso, podia desenvolver uma velocidade de aproximadamente 20 km/h. Com certeza a terra devia tremer.
Como as narinas desse animal ficavam no alto da cabeça, muitos cientistas acreditavam que ele vivia na água, comendo plantas aquáticas no fundo de lagos e rios. Nesse caso seu corpo ficaria debaixo da água e de vez em quando aparecia a pequena cabeça com as narinas através das quais ele respirava. Mas essa teoria foi superada, pois sabe-se que seus pulmões não teriam suportado a pressão da água.

Com seu pescoço que media 10 metros o braquiossauro podia alcançar árvores mais altas e arrancar as folhas, levando vantagem sobre outros herbívoros. Para poder crescer e se movimentar, o braquiossauro precisava se alimentar constantemente. Acredita-se que ele comia cerca de duas toneladas de plantas por dia.

O Brachiosaurus foi um dos maiores e mais peados dinossauros existentes. A cabeça de um homem ficaria na altura dos joelhos desse gigantesco animal. Ele tinha um corpo imenso, o pescoço muito comprido, a cabeça pequena e uma longa cauda.
Um coração grande e forte bombeava o sangue que era levado pescoço acima, até o pequeno cérebro do Brachiosaurus. Alguns cientistas acreditam que ele tivesse vários corações para bombear o sangue por um corpo tão volumoso. Os fortes músculos do pescoço, ao longo da coluna vertebral, serviam para manter a cabeça erguida. Ao contrário da maioria dos dinos, suas pernas dianteiras eram mais longas que as traseiras.
O Brachiosaurus podia atingir os topos das árvores que ficavam fora do alcance de outros herbívoros. Graças ao pescoço comprido, ele podia arrancar as folhas mais altas, como fazem as girafas. Possuía mandíbulas fortes, com dentes em formato de colheres de bordas afiadas, capazes de arrancar brotos e galhos tenros.
As patas do Brachiosaurus terminavam em dedos curtos e grossos. Sob os ossos dos pés havia uma espécie de enchimento que amortecia o impacto de seu peso sobre as patas. Estas eram mantidas esticadas sob o corpo, o que ajudava a sustentar suas 30 ou mais toneladas. É por esse motivo que os elefantes também mantêm as patas esticadas
O Brachiosaurus precisava comer imensas porções de alimento para que seu enorme corpo tivesse energia suficiente para crescer e movimentar-se. Um elefante come cerca de 150 kg de alimento por dia. O Brachiosaurus provavelmente comia dez vezes mais: 1500 kg. Ele viajava em bandos e perambulava por extensas áreas de terra em busca de árvores novas.
Devido ao peso do Brachiosaurus, houve um tempo em que os cientistas pensavam que ele vivesse em rios e lagos, onde a água sustentaria seu peso. Eles achavam que suas patas afundariam no chão se ele andasse em terra firme. Como suas narinas ficavam no alto do crânio, ele poderia manter a cabeça à tona para respirar. Na água, este dino ficaria a salvo de ataques de carnívoros ferozes

Nome Científico: Brachiossaurus brancai, Brachiosaurus altithorax
Época em que Viveu: Jurássico
Local onde viveu: América do Norte e África
Peso: Cerca de 90 toneladas
Tamanho: 25 metros de comprimento e 15 metros de altura
Alimentação: Herbívora
Reino: Animalia                                         

Filo: Chordata                           
Classe: Reptilia
Superordem: Dinosauria
Ordem: Saurischia                          
Subordem: Sauropoda                                

Família: Brachiosauridae
Género: Brachiosaurus             
 

Um comentário:

  1. olha que tambem pode chamar ele de pernudo e pescoçudo porque ele tem perna grandes e pesoço grande e tambem da como para domar ele com graveto

    ResponderExcluir