Espinossauros

Espinossauros
portugues

sexta-feira, 30 de março de 2012

Superssauro

O Supersaurus vivianae ("super lagarto") viveu há 153 milhões de anos no Jurássico Superior, no Estado do Colorado, EUA. O Supersaurus chegava a 34 m de comprimento, 40 toneladas e 15 m de altura.
O Supersaurus não devia ser muito ameaçado por predadores por causa de seu tamanho e também por andar em bando, embora os jovens, doentes e fracos corressem maior risco. Alimentava-se de brotos e folhas de árvores, além de samambaias. Os adultos deveriam comer centenas de quilos de plantas por dia.
A espécie foi descoberta em 1972, na Formação de Morrison, por Vivian Jones de Delta. Poucos de seus fósseis foram encontrados, mas devido a seus tamanhos, estima-se que o Supersaurus foi um dos maiores dinossauros conhecidos. Hoje, o Ultrasauros, outro diplodocídeo que viveu no mesmo local, é considerado sinônimo de Supersaurus.
 
 foi um saurópode gigantesco que viveu no Período Jurássico, cerca de 154 milhões de anos atrás onde hoje é a América do Norte e Ásia. Acredita-se que este dinosauro media entre 30,5 e 34 metros de comprimento e entre 16 e 17 metros de altura e pesasse 78 toneladas. O seu nome, faz referência a seu tamanho avantajado já que era um dos mais altos animais do mundo e seu comprimento superava a baleia azul que é o maior animal atual. Possuía uma cabeça muito pequena porém apropriada com dentes próprios para comer os vegetais do alto das copas das árvores. Por ser um dinossauro da família dos diplodocídeos era muito grande como vários membros desta família. Por ser tão alto acredita-se que não tivesse inimigos.Uma característica que o diferenciava do braquiosauro era a cauda que era um tanto longa,diferente do braquiosauro que a cauda era bem curta. Possuia as patas traseiras menores que as dianteiras, e assim como o braquiosauro, não podia ficar em pé sobre as patas traseiras. A espécie foi descoberta em 1972, na Formação de Morrison, por Vivian Jones de Delta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário